A impressão 3D pode contribuir com a educação e o dia-a-dia da clínica odontológica?
Navegação Rápida

A impressão 3D já é realidade na Odontologia, a utilizamos com o auxílio de várias técnicas, materiais e equipamentos. 

A tecnologia da impressão 3D nos proporciona praticidade nos procedimentos clínicos, através da confecção de guias cirúrgicos, por exemplo, nos auxilia com provisórios e próteses impressas. Mas será que podemos utilizar a impressão 3D para mais benefícios no dia-a-dia?

Protótipos para simulações em cirurgias bucomaxilofaciais foram inicialmente conquistando os profissionais, por reproduzir exame tomográfico em estruturas físicas impressas e, com a evolução das tecnologias, técnicas e materiais para impressão 3D, começamos a utilizar esses protótipos no dia-a-dia da clínica odontológica, estendendo esse benefício para outras especialidades e procedimentos.

A educação odontológica recebeu a contribuição da impressão 3D, com a possibilidade de imprimir modelos e exames, desenvolver e criar simulações em softwares CAD, com exemplos de situações clínicas de diversas especialidades, para que o estudante possa fazer simulações de opções de procedimentos, de modo físico sobre modelos impressos, para entender, compreender, assimilar as informações necessárias e treinar repetidamente os processos, desenvolvendo habilidades clínicas para a excelência profissional.

Os professores têm a impressão 3D como aliada, junto com os softwares CAD, para desenvolver e criar diversas situações clínicas, para avaliar as habilidades e dificuldades dos alunos e promover o treinamento dos estudantes com excelência, praticidade e custo acessível.

Com o desenvolvimento da computação, ganhamos a possibilidade de representar e manipular estruturas complexas virtualmente e imprimi-las em 3D tornando-as físicas. Essa tecnologia e seus avanços para a odontologia, podem ser aplicadas nas áreas de Implantodontia, Prótese Dentária, Ortodontia, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Endodontia, Pediatria, Radiologia, Periodontia, através do estudo da anatomia, do planejamento, design e simulações.

A educação odontológica pode e deve complementar o currículo, através do treinamento para preparação dos estudantes, com a aplicação da tecnologia de realidade virtual e a impressão 3D, que são uma tendência global, e torna-se útil criar e fornecer modelos para estudo em softwares para reconstrução e manipulação de modelos, além da disponibilização de técnicas a serem utilizadas para obter-se os modelos físicos através da impressão 3D

No ensino e aprendizagem da odontologia, a impressão 3D contribui para aprimorar a qualidade da aprendizagem. A anatomia é uma disciplina que pode ser beneficiada com a impressão 3D, devido à possibilidade de segmentação de estruturas anatômicas e comparações de variações, sem a necessidade da utilização de peças anatômicas humanas, facilitando o acesso ao estudante que não precisa estar em um laboratório de anatomia, e a biossegurança. 

A desmotivação nos estudos se deve geralmente à dificuldade no entendimento do assunto, que atrapalha o processo de aprendizagem. A interação do estudante com o modelo 3D estimula de forma ativa e didática, com tato, visualização de detalhes, desenvolvendo raciocínio, melhorando a aprendizagem e a formação com qualidade.

O fluxo digital na Odontologia passa por etapas de aquisição de imagens digitais, preparação e processamento, produção dos modelos e aplicação clínica. Os modelos obtidos são utilizados principalmente para o diagnóstico mais preciso, planejamento, simulações de técnicas antes da aplicação no paciente, treinamento e demonstrações de casos clínicos, que podem ser confeccionados por estudantes, profissionais clínicos, laboratórios especializados ou por planning centers.

Hospitais e instituições de saúde podem usar os modelos 3D para melhorar a avaliação clínica de patologias, planejamento cirúrgico antes do procedimento.

 A impressão 3D tem um importante papel também na prática clínica, no desenvolvimento de próteses, estudo das variações anatômicas, simulações de técnicas. É uma tecnologia útil para planejamento de tratamento, design, comunicação com o paciente e pode viabilizar novas abordagens terapêuticas. 

Modelos 3D podem auxiliar o profissional a demonstrar o caso para o paciente com suas complexidades se fazendo entender com maior clareza, podendo o modelo 3D ser confeccionado em miniatura ou segmentação em partes menores. 

Os modelos desenvolvidos apresentam estruturas anatômicas, reproduzem características mecânicas, como resistência e densidade, podem ser utilizados para melhoria do processo ensino-aprendizagem de anatomia e de técnicas cirúrgicas.

Algumas vantagens com relação ao modelo tradicional: disponibilidade da peça, diminuição na produção de lixo biológico, diminuição das contaminações que ocorrem a partir de tecidos biológicos, biossegurança, reprodução de variações anatômicas e patologias estruturais, exames do paciente, previsão de situações clínicas e diagnósticos.

 A impressão 3D deve ser cada vez mais reconhecida e utilizada.

Maxila impressa a partir da reconstrução 3D obtida pela tomografia computadorizada cone bean. Onde pode-se avaliar características estruturais de tecidos duros do paciente, ou para simulações de procedimentos clínicos, ou para explicações sobre o caso para o paciente, ou estudos relacionados a anatomia, planejamento.  

Maxila impressa com terceiro molar incluso. Onde pode-se avaliar fisicamente a posição do elemento dental, estudar e planejar o caso, simular e treinar o procedimento, e comunicar as possibilidades de tratamento para o paciente.

Estrutura representando tecido ósseo mais denso, compacto impresso para demonstrações, simulações e estudos do tecido ósseo.

Estrutura representando tecido ósseo menos denso, tipo osso esponjoso impresso para demonstrações, simulações e estudos do tecido ósseo.

Mandíbula impressa e segmentada para representação de estruturas internas e variações das densidades ósseas, imagens obtidas através de exame tomográfico e reconstruídas, segmentadas através de softwares CAD. 

Impressa de estrutura óssea para demonstração do trabeculado ósseo. 

Autoria: Cristiane de Cillo Catenace

Técnica em prótese dentária, cirurgiã dentista implantodontista e mestranda em odontologia digital.

Foto de Yller

Yller